• CrisUeda

O que dizem sobre você?



Quem nunca saiu de uma entrevista de emprego, ou apresentou algo importante em uma reunião, ou saiu de um almoço de negócios, e pensou de forma infantil: “nossa, nesse minuto eu queria ser uma mosca para saber o que eles estão falando de mim...”



Mesmo que você conseguisse ser uma mosca que ouve, entende e raciocina como um ser humano, sinto muito em dizer que: nunca saberá integralmente o que os outros pensam sobre você.


Logicamente que alguns indícios poderão te dar pistas, como: conseguir a vaga do emprego, ou ser elogiado(a) na reunião, ou fechar o negócio.


Você pode também recorrer á pesquisa de percepção (como a que eu faço na consultoria de Personal Branding), mas essa pesquisa é feita com uma amostra dos seus contatos. Por isso, de novo, é impossível ter controle de TODAS as impressões a seu respeito.


Então o que sobra de concreto? A sua autopercepção. Ter segurança de que fez a melhor performance, não na expectativa dos outros e sim na sua própria.


Antes de sair idealizando uma expectativa inalcançável pra si mesmo(a), entenda primeiro a sua identidade. Dedique-se ao autoconhecimento para identificar as suas ferramentas internas, talentos, competências e essência. Principalmente: descubra os seus pontos fortes, eles ajudarão estrategicamente a encobrir os pontos a desenvolver. Busque profundidade no conteúdo, a ponto de ser reconhecido (a) como o (a) expert no assunto.


Por fim, lapide e potencialize conscientemente os seus diferenciais na comunicação. Faça isso de forma consistente, adequada e do seu jeito. Seja intencional em todos os pontos de comunicação: postura, presença, tom de voz, expressão facial e corporal, aparência e vestimentas.


Parece ser um processo trabalhoso, mas eu digo que é estratégico. Você não chegou onde chegou sem esforço ou trabalho árduo. Além disso, estamos falando do bem mais valioso que você possui: a sua Marca Pessoal, o seu nome, a sua reputação.


Trabalhar estrategicamente a sua Comunicação e Imagem Pessoal é se sentir seguro (a). É saber que a sua Marca está sendo Registrada no Mundo de forma memorável. É não precisar ser uma mosca para ouvir o que falam de você.


"Marca Pessoal é o que dizem de você quando você não está na sala."

(Jeff Bezos_CEOAmazon.com)



#crisueda.com #marcapessoal #personalbranding #deixesuamarcaregistradanomundo