• CrisUeda

Pontos Fortes do Amigo Secreto

Atualizado: 21 de Jan de 2019


O princípio da minha consultoria de Personal Branding sempre foi: potencializar os pontos fortes individuais como diferenciais na Comunicação e Imagem Pessoal.

E como reconhecemos esses pontos fortes?



Além do autoconhecimento, precisamos investigar as percepções das outras pessoas. Ou seja, o que o outro identifica e reconhece como suas fortalezas.


O mais curioso é que nessa etapa da consultoria, quando nos aprofundamos nos pontos fortes, algumas pessoas se sentem ligeiramente desconfortáveis. Uma mistura de “não quero me achar demais” com “nossa, eu nunca parei para pensar sobre isso.”


Reflexo disso é a resposta sem estratégia, de alguns profissionais, para a clássica pergunta na entrevista de emprego: “Quais são os seus 3 pontos fortes? Cite exemplos.


Se você realmente não tem ideia quais são os seus pontos fortes, aqui vai uma dica: aproveite as festas de final de ano!!!


No amigo secreto do trabalho, dos amigos e da família, proponha que a revelação seja feita com elogios. Normalmente nessas ocasiões as pessoas estão mais generosas e falam o que realmente sentem. Ouça com atenção o que a pessoa que te tirou falará sobre você. E mais! Repare na reação dos outros, se concordam ou não com os elogios. Algumas vezes, antes mesmo que a pessoa termine de revelar, tem sempre aquele colaborador (a) / amigo (a) / tio (a) que grita o seu nome primeiro. Isso pode ser um bom indício que mais pessoas percebem você da mesma forma.


Foi com essas brincadeiras de amigo secreto, e também com as felicitações de aniversários, que eu comecei a notar um padrão na minha Imagem Percebida.


Isso pode ajudar você, a reforçar ou repensar melhor em como está comunicando as suas qualidades, fortalezas e atributos.


Logicamente que no processo de consultoria de Personal Branding, a percepção do outro é colhida com mais embasamento e profundidade.


Por isso, quer saber mais e trabalhar estrategicamente os seus pontos fortes na Comunicação e Imagem Pessoal? Então vamos conversar mais sobre isso!


#pbcrisueda #personalbranding #marcapessoal #deixesuamarcaregistradanomundo