• CrisUeda

Antes de Planejar 2020, reveja 2019.

Lá vamos nós para aquele período do ano que bate o desespero, pois parece que não só o ano vai terminar, como o mundo também. Essa sensação de urgência é fomentada ainda mais por mensagens como: “o que você quer para o próximo ano?”


Estou sendo bombardeada por artigos, e-mail mkt e posts abordando a importância de planejarmos 2020. “Qual será o seu objetivo? Qual será a sua estratégia? Qual será o seu plano?


Acho tudo isso extremamente válido, inclusive eu mesma faço esse exercício pra mim e incentivo meus clientes a fazerem também.


O fato é que pra mim não faz sentido olharmos apenas para as páginas em branco do novo ano e deletarmos as páginas preenchidas do ano que está terminando.

Vou fazer um paralelo com o mundo corporativo: quem nunca teve um(a) “chefe” novo(a), que entrou na empresa fazendo mudanças, implementando processos disruptivos, ressignificando o papel da área e consequentemente o organograma? No final o(a) chefe novo(a) conclui: “Agora sim, daqui pra frente tudo será melhor!”

Sugerir mudanças, planos mirabolantes e metas agressivas sem antes entender o que já foi construído e realizado, é como se estivéssemos naquele jogo ‘ludo’. Você se movimenta por todas as casas, depois de um tempo está a 1 casa da vitória e de repente vem aquela carta matadora: volte para o início do jogo!


Rever como foi o nosso ano ainda vigente é fundamental não só para o nosso desenvolvimento, como também para sermos mais assertivos no Planejamento do novo ano:

- No que fui bem sucedido(a)? No que eu não fui tão eficiente?

- Por quê?

- Quais as minhas habilidades eu usei de forma exemplar?

- Quais competências eu poderia ter exercitado mais?

- As oportunidades que surgiram eu tinha mapeado antes ou eram ameaças que eu não havia identificado?


Essa reflexão ajuda a diminuir a ansiedade, inclusive elimina a sensação de que não conquistamos nada ou que estamos devendo pro próximo ano. Analisar as realizações faz parte de um planejamento futuro mais estratégico e realista.