top of page
  • Foto do escritorCrisUeda

O seu Wikipedia

Marca Pessoal é o que as pessoas dizem, sentem e lembram de você. Pensando nisso e fazendo uma comparação com o Wikipedia (ferramenta colaborativa que diversas pessoas podem editar ou acrescentar informações sobre algo/alguém):

“Se o seu nome estivesse no Wikipedia, o que estaria escrito?”

O que os seus pares, superiores, equipe, clientes, fornecedores, amigos e familiares registrariam sobre você? Seriam impressões parecidas ou completamente antagônicas? Parece uma reflexão tola, mas depois ela se torna complexa. Quando faço essa pergunta na minha consultoria de Personal Branding, a primeira resposta que escuto é: “Nossa que difícil.

Depois o que normalmente acontece é uma categorização das respostas: “o que eu acho que os outros escreveriam” versus “o que eu gostaria que eles escrevessem”. No final, todas as respostas estão interligadas e é exatamente essa a provocação da reflexão. O momento conflitante é quando a autoconsciência se entrega, quando a pessoa desconfia que a imagem percebida não é exatamente a projetada.

Encontramos nessa divergência uma oportunidade para reforçar, diminuir ou lapidar certos pontos na comunicação para alcançar a imagem desejada. Sempre lembrando que o objetivo do Personal Branding não é transformar, forçar, manipular ou fingir ser quem não é. É sim potencializar os seus diferenciais.

Esse exercício é somente o primeiro grande passo da autoconsciência de imagem. É lembrar que a todo momento estamos comunicando como pessoa física ou jurídica, gerando impressões e criando lembranças nas pessoas. Administre o seu Wikipedia e registre a sua Marca Pessoal no mundo!

bottom of page