• CrisUeda

Sorte ou Sucesso?

Sonho possível, desde que você faça a sua parte de ir até a lotérica para jogar.

É o mesmo sentimento que eu tenho quando ouço alguns profissionais dizerem: “Sempre sonhei em ter um cargo alto, mas nunca tive sorte.... Em compensação fulana(o) teve muita sorte na carreira, conseguiu trabalhar só em empresas boas, teve ótimas(os) líderes que impulsionaram a carreira dela(e). Sorte maior foi conseguir sempre um time leal, unido e com muitos talentos ao seu redor.”

Sorte ou Competência?

Vamos pensar como o "pé frio". Quando entendemos que o que está em jogo é falta de sorte, lançamos para os astros a nossa carreira. Isentamos qualquer esforço para correr atrás das nossas ambições. Aguardamos ansiosamente o milagre, mandar um Whatsapp. O sucesso não virá por mérito e sim porque o destino assim desejou. Se algo der errado, obviamente será obra do acaso, ou porque a inveja alheia tem o poder de trazer o infortúnio para a sua trajetória.

Agora, quando atrelamos a responsabilidade da(o) profissional pelo sucesso da sua carreira, ela(o) se torna protagonista. Aquela(e) que enxerga de forma clara o seu objetivo, foco, traça sua caminhada, avalia os riscos e realiza. Quando avista uma oportunidade rapidamente pensa na melhor estratégia para aproveitar o momento. Mantém sua rede de conexões sempre ativa e não apenas quando há alguma necessidade. O sucesso é reconhecimento e resultado da sua performance. E se algo der errado, é aquele momento que a(o) profissional crescerá no meio da multidão e dirá: “Foi meu erro.”

Se terá um pouco de sorte nessa jornada? Pode ser que sim. Mas tenha certeza que antes haverão tentativas, ascensão, tombo, vaias, aplausos e competência.

Isso sim é ir na lotérica todos os dias para conseguir realizar o sonho.

CrisUeda (Personal Brander_ Consultora de Marca Pessoal / Estrategista de Comunicação e Imagem Profissional / www.crisueda.com)

Denunciar